Sílvia Teixeira | 3252N

O papel do sono no controlo do peso

O sono é conhecido como um processo restaurador do cérebro com importância na saúde de todo o corpo. É durante o período noturno que ocorre a restauração das funções cognitivas, a produção de várias hormonas envolvidas no crescimento e reparação muscular bem como no metabolismo de nutrientes (ex. grelina, hormona do crescimento e leptina).

A duração do sono varia com a faixa etária diminuindo com o aumento da idade. Segundo a The National Sleep Foundation , os adultos necessitam entre 7 a 9 horas de sono.

Uma boa rotina de sono é sinónimo de saúde. Torna o nosso corpo mais eficiente na resposta contra as infeções, diminui o risco de lesão muscular em atletas, está associada a menores taxas de obesidade, diabetes, hipertensão e outras doenças crónicas. Pelo contrário, o sono com duração de 5h ou menos tem sido associado a maior risco de desenvolver estas doenças. Estas diferenças podem ser justificadas pelo aumento da hormona do apetite (a grelina) e do cortisol e pela diminuição da hormona da saciedade (leptina). Ora, o estar mais tempo acordado e o aumento do apetite contribuem para a tendência de comer mais e pior, potenciando o aumento de peso e consequente obesidade e diabetes.

Portanto, nada melhor que atuar na prevenção destas doenças e regular o sono! Neste campo, eu, como nutricionista, posso indicar-lhe os alimentos que podem interferir negativa ou positivamente no seu descanso.

PARTILHAR

SOS LANCHES

O guia definitivo para facilitar ideias de lanches, fáceis, rápidos de preparar.

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.