Sílvia Teixeira | 3252N

6 dicas para comer melhor e salvar o planeta!

O futuro da alimentação está nas nossas mãos´. As nossas escolhas alimentares, além de interferirem diretamente na nossa saúde e composição corporal, afetam o clima e os recursos naturais. O problema não está em comer, mas O QUE comemos e o QUANTO DESPERDIÇAMOS.

“As nossas ações são o nosso futuro”

O ponto de partida como consumidores é informar-nos sobre o que é uma alimentação verdadeiramente saudável e de como as nossas escolhas podem afetar a capacidade de fornecimento e produção dos alimentos. Se queres ter uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL para o teu CORPO e para o AMBIENTE aplica estas 6 DICAS:

– Privilegiar o consumo de alimentos da época e de produção local

Como fazer? Consultar o calendário sazonal de frutas e legumes; comprar em feiras e mercados locais; procurar a origem dos alimentos comprados e optar pelos nacionais.

– Optar por pescado de pesca e cultivo sustentável

Peixe selvagem: carapau, cavala, verdinho ou pescada. Cefalópodes: choco e o polvo. Peixe de aquacultura: dourada, robalo e tintureira.

– Reduzir o consumo de carne

Como fazer? Introduzir refeições vegetarianas na semana. Limitar o consumo de carnes vermelhas a 1-2 vezes por semana. Ocupar maior parte do prato com alimentos de origem vegetal.

– Incluir fontes de proteína vegetal na alimentação diária

As leguminosas como as lentilhas, o grão-de-bico, o feijão e o tremoço são ótimas fontes de proteína, vitaminas e minerais e contribuem para a fertilização natural dos solos. Incluir

– Combater o desperdício alimentar

Como fazer? Armazenar os alimentos respeitando as temperaturas adequadas a cada tipo de alimentos. Colocar os produtos alimentares de menor prazo de validade à frente dos mais recentes. Planear antecipadamente as refeições com elaboração de lista de compras, adquirindo apenas o necessário. Cozinhar nas quantidades ajustadas às necessidades da família.

– Reduzir a compra de produtos embalados

Como fazer? Optar por alimentos frescos como fruta e pão em vez de sumos e bolachas. Comprar alimentos de venda a granel em detrimento dos embalados individualmente.

Lembra-te: os alimentos que escolhemos e a forma como os preparamos, cozinhamos e armazenamos afetam a nossa saúde e a do nosso planeta. Parece-te complicado encontrares a alimentação que se ajuste às tuas necessidades, objetivos e carteira, e ao mesmo tempo que respeite o planeta? O papel do nutricionista vai além da contagem das calorias!

PARTILHAR

SOS LANCHES

O guia definitivo para facilitar ideias de lanches, fáceis, rápidos de preparar.

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.