· Artigos · 2 minutos de leitura
O leite faz mal? É inflamatório?
Certamente já se deparou com respostas contraditórias. A verdade é que estudos mostram resultados contraditórios. Mas deixe-me ajudar a perceber esta contradição.
O efeito inflamatório de um só alimento vai depender do estado de saúde de cada pessoa individualmente, da ingestão que já fez no passado desse alimento e da capacidade de digestão, além de outros fatores.
Os estudos mostram que o consumo de leite ou laticínios não mostrou um efeito inflamatório em pessoas saudáveis ou pessoas com excesso de peso ou obesidade ou com outras anormalidades metabólicas como diabetes.
Em relação aos laticínios fermentados do leite de vaca como iogurte natural e kefir, estudos mostram uma ação anti-inflamatória. Esse efeito pode justificar-se pela ação das bactérias benéficas que fazem parte dos fermentados.
Um dos estudos relatou uma redução na inflamação ao adicionar kefir à alimentação por 15 semanas (2 vezes/semana), e outro estudo mostrou uma redução na inflamação ao consumir iogurte por 9 semanas em mulheres pré-menopáusicas não obesas. Assim, entre indivíduos saudáveis, alguns estudos sugerem que a inclusão de produtos lácteos específicos na alimentação pode ter um efeito favorável a longo prazo sobre a inflamação.
No entanto, pessoas com alergia às proteínas do leite de vaca precisam evitar o consumo de leite e qualquer dos seus derivados, porque desencadeia uma resposta alérgica e processo inflamatório, além de sintomas como diarreia, náusea, intestino preso, dor abdominal e dores de cabeça.
Pessoas com problemas intestinais como permeabilidade intestinal, disbiose, doenças autoimunes podem estar com sensibilidade ao leite. Mas é preciso uma avaliação individual!
Não é igual para todos. Caso se verifique a sensibilidade alimentar, o melhor é remover por cerca de 30 a 45 dias e fazer testes de reintrodução.
Qualquer restrição ou exclusão alimentar só deve ser feita para casos específicos e sob recomendação de um nutricionista ou médico. Marque a sua consulta.
Fontes:
Ulven SM, Holven KB, Gil A, Rangel-Huerta OD. Milk and Dairy Product Consumption and Inflammatory Biomarkers: An Updated Systematic Review of Randomized Clinical Trials. Adv Nutr. 2019 May 1;10(suppl_2):S239-S250. doi: 10.1093/advances/nmy072. PMID: 31089732; PMCID: PMC6518147.
Bordoni A, Danesi F, Dardevet D, Dupont D, Fernandez AS, Gille D, Nunes Dos Santos C, Pinto P, Re R, Rémond D, Shahar DR, Vergères G. Dairy products and inflammation: A review of the clinical evidence. Crit Rev Food Sci Nutr. 2017 Aug 13;57(12):2497-2525. doi: 10.1080/10408398.2014.967385. PMID: 26287637.