Sílvia Teixeira | 3252N

Alternativas naturais ao açúcar branco: prós e contras

Chegado o outono, e com ele os dias frios, as bebidas quentes passam a fazer parte da nossa rotina e os doces começam a marcar presença. Como tentativa de controlar o consumo de açúcar refinado, cada vez mais pessoas procuram opções nutricionalmente equilibradas e saudáveis. Em resposta, o mercado disponibiliza uma ampla variedade de produtos adoçantes como mel, geleias, açúcar de coco e versões menos refinadas do açúcar de cana. Fará sentido pagar mais por esses produtos? Quais os prós e os contras da sua utilização? 

Variedades de alimentos adoçantes 

A cana do açúcar é uma planta alta com caules robustos e fibrosos ricos em sacarose, o designado açúcar de mesa. É a partir deste arbusto que se produzem:

– Açúcar mascavado, Açúcar demerara, Açúcar amarelo, Açúcar branco 

A principal característica que distingue estas versões de açúcar é o nível de refinação. O açúcar bruto que é extraído diretamente da cana passa por um processo de purificação, a refinação, de modo a remover as impurezas e torna-lo seguro para consumo. 

PRÓS – O açúcar mascavado é o primeiro a ser extraído da cana, logo o mais aromático (a rum e a baunilha) e mais escuro, mas também o menos solúvel. Segue-se o demerara, o amarelo e por último o branco. Quanto menor o processo de refinação, maior o teor em vitaminas e minerais e menor o índice glicémico do açúcar*. 

CONTRAS – Todos os açúcares possuem valor calórico semelhante ao do açúcar branco (400 kcal/100 g). Devem ser consumidos com igual moderação. O teor em vitaminas e minerais é baixo tendo em conta a quantidade do açúcar que é consumido. 

Existem muitas outras fontes para obtenção de substâncias com o poder de adoçar, o que dá o nome ao produto dele obtido. 

Açúcar de coco: produzido a partir da seiva das flores da árvore de coco. Leve aroma a caramelo. Baixo processo de purificação mantendo algumas vitaminas do complexo B e minerais (potássio, magnésio e zinco). Parece ter um IG inferior ao do açúcar, mas com um teor em frutose (outro açúcar) que consumido em excesso contribui para problemas de saúde. 

Mel: tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antissépticas. Apresenta valor calórico alto assim como o açúcar (310 Kcal/100 g) e semelhante índice glicémico. 

Geleia/xaropes: menos espesso que o mel. Melhor capacidade de dissolução nos alimentos e bebidas. Porém, têm valor calórico semelhante ao mel e ao açúcar, e valor alto de frutose. Algumas das variedades encontradas: 

  • Geleia de agave, de arroz, de cevada, de ácer. 

Tâmaras: é uma fruta encontrada no mercado sob a forma desidratada. À semelhança de outras frutas secas, apresentam quantidades concentradas de vitaminas (A e B), minerais e fibras. Uma pequena quantidade fornece um valor calórico alto devido ao seu teor em açúcares (265 kcal/100 g).

A solução

As várias alternativas ao açúcar são vendidas como sendo mais saudáveis do que, na verdade, são. O seu valor calórico é muito semelhante ao do açúcar, e todos possuem um alto teor em açúcares que supera quaisquer potenciais benefícios. O açúcar de coco possui um IG inferior mas o apresenta frutose que, quando em excesso, promove o aparecimento de doenças metabólicas.

O açúcar não deve ser visto nem usado como fonte de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. As quantidades são baixas! Conseguem-se muito mais nutrientes nos alimentos de verdade – as frutas e os legumes.

Posto isto, a minha recomendação é reduzir gradualmente o açúcar de adição nas bebidas até o palato se habituar ao gosto natural das mesmas. No caso da pastelaria, recomendo a adição pontual dos açúcares menos refinados pelo aroma mais agradável que conferem aos alimentos em que são utilizados (bolos, biscoitos…). Reduz a quantidade que adicionas e procura substituir por fruta.

*Índice glicémico (IG) corresponde à capacidade que um alimento tem de aumentar a glicemia, ou seja, de aumentar a quantidade de açúcar no sangue. Quanto maior o IG do alimento menor a saciedade e maior a sensação de fome.

PARTILHAR

SOS LANCHES

O guia definitivo para facilitar ideias de lanches, fáceis, rápidos de preparar.

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.