Sílvia Teixeira | 3252N

As 5 Regras de Ouro para acabar com a fome ao fim do dia

Já aconteceu chegares a casa e apetecer comer tudo o que aparecia pela frente? Muitas vezes estamos tão concentrados no trabalho que nos esquecemos de comer e saltamos refeições. Na pausa para almoço comemos “qualquer coisa rápida” e com a correria do dia-a-dia nem levamos nada para lanchar. Não colocamos a água em local visível e passa-se o dia e a hidratação foi quase nula. Ou então, o dia é tão stressante que a chegada a casa se torna um momento para relaxar e de obtenção de prazer, por meio da comida. 

É possível controlar estes episódios de descontrolo alimentar ao final do dia. Aplica estas 4 regras de ouro: 

Comer de forma equilibrada ao longo do dia. Ou seja, iniciar com um pequeno almoço saciante, fazer um snack antes de almoço (caso o intervalo seja superior a 3h), almoçar, lanchar e até pode ser necessário fazer outro snack à tarde. 

Não sair de casa sem lanche. Prepara à noite o que levar para o trabalho no dia seguinte. É um erro passar a tarde só com 1 peça de fruta. Há opções muito práticas como iogurte, frutos secos, saquetas de tostas e de mini-tortitas, barras proteicas. Ou podes aproveitar a hora do jantar para preparar panquecas ou aveia no frasco. 

Garantir a hidratação ao longo do dia e não apenas nas principais refeições. Muitas vezes a fome é confundida com sede. Inicia com quantidades pequenas, uma garrafa de 0,5L, caso ainda não seja um hábito o beber água. Introduz chá/infusões, cevada aos lanches e sopa almoço e jantar. Estas são outras formas de aumentar a ingestão de líquidos. 

Ter sopa, fruta e tremoços disponíveis em casa. No inverno é bastante aconchegante comer algo quente. Aquecer a sopa é algo rápido que pode solucionar aquela vontade de petiscar enquanto se prepara o jantar. No verão, uma peça de fruta junto com tremoços é um petisco saciante, fresco e bem prático. 

Cuida de ti. Relaxa! Para uns minutos e construi uma lista de atividades que te dão prazer, que te fazem feliz. Por exemplo, ouvir música, dançar, ver um filme, tomar um duche quente, ler um livro, praticar exercício, falar com um(a) amigo(a)… Pensa no que faz mais sentido para ti. Reserva tempo para fazeres o que te deixa feliz. É uma valiosa ajuda para equilibrares o stress do dia de trabalho. Descansar é ser produtivo.  

Qual destas estratégias faz mais sentido para ti? Deixa o teu comentário.  É com as partilhas de outros que se aprende. 

PARTILHAR

SOS LANCHES

O guia definitivo para facilitar ideias de lanches, fáceis, rápidos de preparar.

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.